ATIVIDADES
– 6º ANOS
E.M. “Vista Alegre”
|
|
Professor responsável: HEBE/ ELENIR
|
|
Componente Curricular: Língua Portuguesa
|
6°ano
|
Semana do dia 04 a 08 de maio de 2020
(Atividade adaptada a partir do conteúdo
disponível no site www.acessaber.com.br)
Parte 1 – Interpretação Textual.
Leia
o texto abaixo e responda às questões propostas.
Pequeno e valente
O pássaro chamado chorozinho-de-papo-preto faz parte da
segunda maior família de aves do mundo, a Thamnophilidae,
que inclui mais de 200 espécies. Mas essa espécie é exclusiva do Nordeste do
Brasil.
O nome chorozinho-de-papo-preto faz referência ao conjunto de penas negras
que o macho possui na região do peito, formando uma mancha que lembra um
triângulo de cabeça para baixo. Essa característica serve para diferenciar essa
espécie de todas as outras da família. Já a fêmea tem a maior parte do corpo
alaranjada.
Embora o chorozinho-de-papo-preto tenha sido descrito por cientistas em
1857, não se sabe muitos detalhes sobre ele. Sabe-se que essa espécie vive em
pares, que se deslocam em meio à folhagem até as copas das árvores, mas podem
vir até o solo em busca de insetos – como grilos, gafanhotos, borboletas e
mariposas – para se alimentar.
Sua reprodução acontece de
janeiro a maio, época das chuvas no Nordeste, quando os insetos que lhe servem
de alimento são mais abundantes. Macho e fêmea se dividem nas tarefas de
defender o território, construir o ninho, chocar os ovos (sim, o macho também
choca!), alimentar e proteger os filhotes. O ninho tem a forma de um cesto
pequeno, bem ralo e lembra uma peneira. É feito de diversos materiais, como
fibras vegetais e pedaços de folhas.
Apesar de pequeno, o chorozinho-de-papo-preto é uma ave
valente. O macho, quando fica zangado, eriça suas penas de forma a se mostrar
maior e mais forte do que seu inimigo, além de expor uma mancha branca que
geralmente fica escondida no dorso. Normalmente, ele fica assim diante dos seus
predadores, como o sagui-de-tufo-branco, espécie de mico nativa da Caatinga.
Nas áreas mais próximas ao
litoral, a destruição das restingas para a construção de casas é uma importante
ameaça a essa ave, já tendo causado extinções locais, como em Salvador e em
partes do Maranhão. O corte de lenha para a produção de carvão, a expansão da
pecuária e da agricultura também colocam o chorozinho-de-papo-preto
sob risco de desaparecer. Um dos caminhos para garantir a conservação dessa ave
é a criação de áreas protegidas nos ambientes onde vive.
(Fonte: Tonny
Marques de Oliveira Junior, Maurício B. Vecchi e Maria Alice S. Alves. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 259. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>).
1) O “chorozinho de papo-preto” é um pássaro tipicamente brasileiro. Você
concorda com essa afirmação? Copie do texto uma frase que justifique sua
resposta.
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
2) Por que o “chorozinho-de-papo-preto” recebeu esse nome?
__________________________________________________________________________________________________________
3) Na passagem “Essa característica serve para diferenciar essa espécie
de todas as outras da família.”, a que característica do
chorozinho-de-papo-preto o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________
4) Segundo o texto, a reprodução do chorozinho-de-papo-preto acontece de
janeiro a maio. Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________
5) De acordo com os autores do texto, o macho e a fêmea do
chorozinho-de-papo-preto dividem as tarefas. Que tarefas são essas e a quem as
desempenha?
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
6) Segundo o autor, “Apesar de pequeno, o chorozinho-de-papo-preto é uma ave valente.” Por que o autor faz
essa afirmação?
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
7) No trecho “[...] ele fica assim diante dos seus predadores, como o
sagui-de-tufo-branco [...]”, o termo “como” é utilizado para introduzir uma
passagem que contém:
a) um
exemplo de predador do chorozinho-de-papo-preto.
b) uma
suposição sobre um predador do chorozinho-de-papo-preto.
c) uma
comparação entre o chorozinho-de-papo-preto e o sagui-de-tufo-branco.
d) uma
explicação sobre a forma de agir do chorozinho-de-papo-preto.
8) Em “Um dos caminhos para garantir a conservação dessa ave é a criação
de áreas protegidas nos ambientes onde vive.”, os autores do texto:
a) fazem um
alerta sobre à extinção do chorozinho-de-papo-preto.
b) indicam
uma forma de colaborar de conservar o chorozinho-de-papo-preto.
c) levantam
uma hipótese sobre a conservação do chorozinho-de-papo-preto.
d) fazem um
pedido para conservação do chorozinho-de-papo-preto.
9) Identifique os fatores que, segundo o texto, ameaçam a sobrevivência do
chorozinho-de-papo-preto.
__________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
Parte 2 – Gramática normativa
10) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as de acordo com a
quantidade de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba).
a) conservação: _____________________________________________________________________________
b) ave:
_____________________________________________________________________________
c) pássaro:
_____________________________________________________________________________
d) seus:
_____________________________________________________________________________
e) ninho:
_____________________________________________________________________________
f) predadores:
_____________________________________________________________________________
g) território:
_____________________________________________________________________________
h) são:
_____________________________________________________________________________
i) locais: _____________________________________________________________________________
11) Separe as
sílabas das palavras abaixo, circule a sílaba tônica e classifique-as de acordo
com a posição da sílaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona).
a) característica:
_____________________________________________________________________________
b) cientistas:
_____________________________________________________________________________
c) até:
_____________________________________________________________________________
d) alimentar:
_____________________________________________________________________________
e) época:
_____________________________________________________________________________
f) agricultura:
_____________________________________________________________________________
g) abundantes:
_____________________________________________________________________________
h) árvores:
_____________________________________________________________________________
i) criação:
_____________________________________________________________________________
Parte 3 – Produção textual.
Considerando
a descrição do “chorozinho-de-papo-preto” presente no texto, faça um cartaz que
contenha um desenho desse pássaro e palavras que incentivem as pessoas a
ajudarem na conservação dessa espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário