terça-feira, 28 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ELENIR/HEBE


ATIVIDADES – 6º ANOS
E.M. “Vista Alegre”
Professor responsável:  HEBE/ ELENIR
Componente Curricular: Língua Portuguesa
6°ano
Semana do dia 04 a 08 de maio de 2020
(Atividade adaptada a partir do conteúdo disponível no site www.acessaber.com.br)

Parte 1 – Interpretação Textual.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Pequeno e valente
                O pássaro chamado chorozinho-de-papo-preto faz parte da segunda maior família de aves do mundo, a Thamnophilidae, que inclui mais de 200 espécies. Mas essa espécie é exclusiva do Nordeste do Brasil.
                O nome chorozinho-de-papo-preto faz referência ao conjunto de penas negras que o macho possui na região do peito, formando uma mancha que lembra um triângulo de cabeça para baixo. Essa característica serve para diferenciar essa espécie de todas as outras da família. Já a fêmea tem a maior parte do corpo alaranjada.
                Embora o chorozinho-de-papo-preto tenha sido descrito por cientistas em 1857, não se sabe muitos detalhes sobre ele. Sabe-se que essa espécie vive em pares, que se deslocam em meio à folhagem até as copas das árvores, mas podem vir até o solo em busca de insetos – como grilos, gafanhotos, borboletas e mariposas – para se alimentar.
                Sua reprodução acontece de janeiro a maio, época das chuvas no Nordeste, quando os insetos que lhe servem de alimento são mais abundantes. Macho e fêmea se dividem nas tarefas de defender o território, construir o ninho, chocar os ovos (sim, o macho também choca!), alimentar e proteger os filhotes. O ninho tem a forma de um cesto pequeno, bem ralo e lembra uma peneira. É feito de diversos materiais, como fibras vegetais e pedaços de folhas.
                Apesar de pequeno, o chorozinho-de-papo-preto é uma ave valente. O macho, quando fica zangado, eriça suas penas de forma a se mostrar maior e mais forte do que seu inimigo, além de expor uma mancha branca que geralmente fica escondida no dorso. Normalmente, ele fica assim diante dos seus predadores, como o sagui-de-tufo-branco, espécie de mico nativa da Caatinga.
                Nas áreas mais próximas ao litoral, a destruição das restingas para a construção de casas é uma importante ameaça a essa ave, já tendo causado extinções locais, como em Salvador e em partes do Maranhão. O corte de lenha para a produção de carvão, a expansão da pecuária e da agricultura também colocam o chorozinho-de-papo-preto sob risco de desaparecer. Um dos caminhos para garantir a conservação dessa ave é a criação de áreas protegidas nos ambientes onde vive.
(Fonte: Tonny Marques de Oliveira Junior, Maurício B. Vecchi e Maria Alice S. Alves. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 259. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>).

1) O “chorozinho de papo-preto” é um pássaro tipicamente brasileiro. Você concorda com essa afirmação? Copie do texto uma frase que justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

2) Por que o “chorozinho-de-papo-preto” recebeu esse nome?

__________________________________________________________________________________________________________


3) Na passagem “Essa característica serve para diferenciar essa espécie de todas as outras da família.”, a que característica do chorozinho-de-papo-preto o texto se refere?

__________________________________________________________________________________________________________


4) Segundo o texto, a reprodução do chorozinho-de-papo-preto acontece de janeiro a maio. Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________

5) De acordo com os autores do texto, o macho e a fêmea do chorozinho-de-papo-preto dividem as tarefas. Que tarefas são essas e a quem as desempenha?

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

6) Segundo o autor, “Apesar de pequeno, o chorozinho-de-papo-preto é uma ave valente.” Por que o autor faz essa afirmação?

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

7) No trecho “[...] ele fica assim diante dos seus predadores, como o sagui-de-tufo-branco [...]”, o termo “como” é utilizado para introduzir uma passagem que contém:
a) um exemplo de predador do chorozinho-de-papo-preto.
b) uma suposição sobre um predador do chorozinho-de-papo-preto.
c) uma comparação entre o chorozinho-de-papo-preto e o sagui-de-tufo-branco.
d) uma explicação sobre a forma de agir do chorozinho-de-papo-preto.

8) Em “Um dos caminhos para garantir a conservação dessa ave é a criação de áreas protegidas nos ambientes onde vive.”, os autores do texto:
a) fazem um alerta sobre à extinção do chorozinho-de-papo-preto.
b) indicam uma forma de colaborar de conservar o chorozinho-de-papo-preto.
c) levantam uma hipótese sobre a conservação do chorozinho-de-papo-preto.
d) fazem um pedido para conservação do chorozinho-de-papo-preto.

9) Identifique os fatores que, segundo o texto, ameaçam a sobrevivência do chorozinho-de-papo-preto.

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________


Parte 2 – Gramática normativa
10) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as de acordo com a quantidade de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba).
a) conservação: _____________________________________________________________________________

b) ave: _____________________________________________________________________________

c) pássaro: _____________________________________________________________________________

d) seus: _____________________________________________________________________________

e) ninho: _____________________________________________________________________________

f) predadores: _____________________________________________________________________________

g) território: _____________________________________________________________________________

h) são: _____________________________________________________________________________

i) locais: _____________________________________________________________________________

11) Separe as sílabas das palavras abaixo, circule a sílaba tônica e classifique-as de acordo com a posição da sílaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona).
a) característica: _____________________________________________________________________________

b) cientistas: _____________________________________________________________________________

c) até: _____________________________________________________________________________

d) alimentar: _____________________________________________________________________________

e) época: _____________________________________________________________________________

f) agricultura: _____________________________________________________________________________

g) abundantes: _____________________________________________________________________________

h) árvores: _____________________________________________________________________________

i) criação: _____________________________________________________________________________

Parte 3 – Produção textual.
Considerando a descrição do “chorozinho-de-papo-preto” presente no texto, faça um cartaz que contenha um desenho desse pássaro e palavras que incentivem as pessoas a ajudarem na conservação dessa espécie.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário