terça-feira, 28 de abril de 2020

PORTUGUÊS - PROFESSORES PLÍNIO/MAURÍCIO 7º ANOS


ATIVIDADES 7º ano
E.M. “Vista Alegre”
Professor responsável:  Plinio Mello / Mauricio
Componente Curricular: Português
7°ano

Leia o texto:
Nossa vida

            Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
            A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.
            ─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
              ─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
            Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
            O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
            Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.
            Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.
            Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.

Interpretação:
1 - O texto que você leu é:
a)      Uma fábula;
b)      Uma narrativa;
c)      Uma reportagem;
d)      Um conto.

2 - Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela uma situação inadequada. Qual seria a situação?

.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 





3 – Retire do texto a passagem em que o narrador dá sua opinião.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
 4 – Qual das 3 expressões grifadas indica um “LUGAR”:

(     ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”
(     ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”
(     ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”

 5 – Retire do texto 01 frase verbal, 01 frase exclamativa, 01 frase negativa e 01 frase declarativa:

......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6 - Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento de que personagem?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 
7 – Observe a frase com muita atenção: “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:

(     ) reforça a negação.
(     ) indica uma correção.
(     ) estabelece uma contradição. 

8 – Ao lado de cada frase coloque se ela é: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!! Isso não se faz!
b) Por favor! Traga-me um copo com água.
c) Devolva meu brinquedo!
d) Quando você terá juízo?
e) Não vou brincar com a boneca.
f) Por que você não foi à escola?
g) Gosto de estudar.
h) Nossa! Que susto!

9 - Leia cada uma das frases abaixo e escreva se, são nominais ou verbais.

a) O menino e o Lobo.
b) Ele é um menino levado.
c) Consertei seu brinquedo.
d) Coitada daquela garota.
e) A menina arrancou a cabeça da boneca.
f) Não fomos ao parque.

10 - Utilize algumas frases, que podem ser afirmativas, interrogativas, negativas, etc... usando as palavras:
a) escola
b) telefone
c) computador
d) livro

11 - Das frases que você elaborou, no exercício anterior, quais são nominais e quais são verbais?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
12 - Coloque (FA) para as frases afirmativas e (FN) para as frases negativas.
a) (    ) Sempre gostei de estudar.
b) (    ) Eu tenho um blog na internet.
c) (    ) As meninas escrevem mais sobre sentimentos.
d) (    ) Não tenho outra caneta com esta cor.
e) (    ) Helena e Vitória não foram à escola.
f) (     ) Júnior é um garoto mimado.
g) (    ) Não jogarei futebol no campo.


13 – Leia a tirinha e responda as questões:


Nas frases – “Preparei toneladas de lasanha…”  e “Nós faremos por você!”  temos, respectivamente:
a) sujeito simples e sujeito composto
b) sujeito simples e sujeito indeterminado
c) sujeito oculto e oração sem sujeito.
d) sujeito oculto e sujeito simples.
e) sujeito composto e sujeito simples.



2 comentários: