ATIVIDADES
– 9º ANOS
E.M. “Vista Alegre”
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Professor responsável: Mônica / Robson
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Componente Curricular: Língua Portuguesa
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9°ano
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Semana do dia 04 a 08 de maio de 2020
1)
Leia atentamente:
Veja como
classificar cada texto!
Notícia é a expressão de um fato novo, que
desperta o interesse do público a que o jornal se destina. Caracteriza-se por
uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao veículo que a transmite.
Deve ter o predomínio da função referencial da linguagem. Há predominância da
narração. Por ser impessoal, o discurso é de terceira pessoa. Em sua estrutura
padrão, possui duas características fundamentais: “ Lead” e corpo.
“Lead” consiste num parágrafo que
apresenta um relato sucinto dos aspectos essenciais da notícia, cujo objetivo é
dar informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura. Precisa,
normalmente, responder às questões fundamentais do jornalismo: o quê, quem,
quando, onde, como e por quê. Corpo são os demais parágrafos da notícia, nos
quais se apresentam o detalhamento do exposto no “lead”, fornecendo ao leitor
novas informações em ordem cronológica ou de importância.
Portanto, ao se escrever uma notícia,
deve-se atentar para essas características de suma importância. (Referência bibliográfica:
CEREJA, William R. & MAGALHÃES, Thereza C. Português: Linguagens. São
Paulo: Atual editora, 1994, V.2)
EDITORIAL
O editorial é um artigo que exprime a
opinião do órgão jornalístico. Geralmente, é escrito pelo redator-chefe,
possuindo uma linguagem própria, e publicado com destaque na Segunda ou
terceira página do jornal ou da revista.
As características da
linguagem são: ser formal, padrão, objetiva, conceitual; por ser
impessoal, emprega-se a terceira pessoa; quanto ao conteúdo, sua estrutura é
dissertativa, organizada em tese (apresentação sucinta de uma questão a ser
discutida); desenvolvimento (possuir argumento e contra-argumentos
indispensáveis à discussão e à defesa do ponto de vista do jornal) e conclusão
(síntese das ideias anteriormente desenvolvidas) Além disso, devem-se usar
exemplos que ilustram o assunto em questão. Possuir coerência entre o título e
o conteúdo, não ter assinatura e expressa o ponto de vista do veículo ou da
empresa responsável pela publicação.
Desta forma, o editorial é um texto
opinativo, cujas idéias expressas contêm a visão de seus responsáveis.
(Referência bibliográfica: CEREJA, William R. & MAGALHÃES, Thereza C.
Português: Linguagens. São Paulo: Atual editora, 1994, V.2)
CRÔNICA
“ A crônica é
um dos mais antigos gêneros jornalísticos. No Brasil, surgiu há uns 150 anos,
mais ou menos, com o Romantismo e o desenvolvimento da imprensa.
A princípio
com o nome de folhetim, designava um artigo de rodapé sobre assuntos do dia –
políticos, sociais, artísticos, literários. Aos poucos, foi encurtando e
afastando-se da intenção de informar e comentar. Sua linguagem tornou-se mais
poética, ao mesmo tempo que ganhou uma certa gratuidade, pois parecia
desvinculada dos interesses práticos e das informações que caracterizam as
demais partes do jornal.
Do folhetim para cá, a crônica ganhou prestígio
entre nós e pode-se até dizer que constitui um gênero brasileiro, tal a
naturalidade e originalidade com que aqui se desenvolveu (...).
Gênero
híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, a crônica é o resultado
da visão pessoal, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no
noticiário do jornal ou no cotidiano. É uma produção curta, apressada (...),
redigida numa linguagem descompromissada, coloquial, muito próxima do leitor.
Quase sempre explora o humor, às vezes, diz coisas mais sérias por meio de uma
aparente conversa fiada; outras vezes, despretensiosamente, faz poesia da coisa
mais banal e insignificante.
Registrando o
circunstancial do nosso cotidiano mais simples, acrescentando, aqui e ali,
fortes doses de humor, sensibilidade, ironia, crítica e poesia, o cronista, com
graça e leveza, proporciona ao leitor uma visão mais abrangente que vai muito
além do fato; mostra-lhe de outros ângulos, os sinais de vida que diariamente
deixamos escapar.” (CEREJA, William R. & MAGALHÃES, Thereza C. Português:
Linguagens. São Paulo: Atual editora, 1994, V.2)
ARTIGO
Os artigos são pequenos estudos, cujo
conteúdo deve ser completo, tratar de uma questão verdadeira e apresentar
resultado de reduzida dimensão e conteúdo. Ademais, precisa ser publicado para
proporcionar não só ampliação de conhecimento, mas também a compreensão de
certas questões.
Os artigos, por serem completos, permitem
ao leitor repetir a experiência devido à forma em que foram expostas as
informações. O conteúdo pode abranger os mais variados aspectos e, em geral,
segundo Lakatos e Marconi, eles deverão:
a) versar sobre um estudo pessoal, uma
descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;
b) oferecer soluções para questões
controvertidas;
c) levar ao conhecimento do público
intelectual ou especializado no assunto ideias novas, para sondagem de opiniões
ou atualização de informes;
d) abordar aspectos secundários,
levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma.
Assim sendo, há de se observar a
estrutura, ao escrever-se um texto dessa envergadura. (Referência
Bibliográfica: LAKATOS, Eva M. &MARCONI, Marina A. Fundamentos de
metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991, 3 edição.)
RESENHA
Resenha é um tipo de resumo – forma de
reunir e apresentar, por escrito, de maneira concisa, coerente, e
frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente,
pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância –.
O resenhista lê uma obra, ou texto,
sublinha os fatos importantes, analisa-os, interpreta-os de forma crítica, pois
a resenha tem, por finalidade, informar, de maneira objetiva e cortês, sobre
determinado assunto tratado, evidenciando a contribuição do autor, mostrando
novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias; porém, ele deve apontar
as falhas e os erros de informações, bem como tecer elogios aos méritos da
obra, sem, contudo, emitir um juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.
Para elaborar uma resenha, são necessários
alguns requisitos:
a) conhecimento da obra;
b) competência na matéria;
c) independência de juízo;
d) correção e urbanidade;
e) fidelidade ao pensamento do autor.
Logo, a RESENHA
é
de suma importância ao leitor, pois apresenta uma síntese das ideias fundamentais
de uma obra, tendo em vista a explosão da literatura técnica e científica e a
exiguidade de tempo do trabalho intelectual (Referência
Bibliográfica: LAKATOS, Eva M. &MARCONI, Marina A. Fundamentos de
metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991, 3 edição.)
POEMA
O poema é um tipo de composição literária
que faz uso de uma linguagem específica. Diferente da linguagem dos gêneros de
prosa ( o conto, a novela, o romance). E não se trata apenas da mera disposição
do texto em verso ou em prosa, cujas barreiras foram quebradas modernamente,
originando os chamados “poemas em prosa” ou “prosas poéticas”.
A linguagem do poema, além do recurso do
verso e de rimas em final de verso, contém outros componentes que lhe são
inerentes: o ritmo, a musicalidade em geral, as imagens e os símbolos.
Dada a natureza simbólica da linguagem
poética, não se pode depreendê-la instantânea e objetivamente, trata-se de uma
linguagem subjetiva, ambígua, conotativa, que não deve ser lida como a de um
jornal ou um livro didático.
Não se faz de ninguém um poeta. O poeta se
faz sozinho, a partir de sua próprias vivências e experiências com o mundo e
com o universo das palavras.
O pensador francês Gaston Bachelard
(1884-1962) assim comenta sobre o poema e sua relação com as palavras:
As palavras – eu o imagino frequentemente
– são pequenas casas com porão e sótão. O sentido comum reside ao nível do
solo, sempre perto do ‘comércio exterior’, não no mesmo nível de outrem, este
alguém que passa e que nunca é sonhador. Subir a escada na casa da palavra é,
de degrau, em degrau, abstrair.
Descer no porão é sonhar, é perder-se nos
distantes corredores de uma etimologia incerta, é procurar nas palavras
tesouros inatingíveis. Subir e descer, nas próprias palavras, é a vida do
poeta. Subir muito alto, descer muito baixo; é permitido o poeta unir o
terrestre ao éreo. (Apud Fernando paixão, O que é poesia. São Paulo:
Brasiliense,1998, p.80.)
Apesar de não se poder criar um poeta, de
não existirem fórmulas prontas para isso, Ter consciência e domínio de certas
técnicas frequentemente usadas nos poemas pode ajudar. As mais importantes são
o ritmo, a sonoridade e as imagens. (CEREJA, William R. & MAGALHÃES,
Thereza C. Português: Linguagens. São Paulo: Atual editora, 1994, V.2)
CONTO
Conto é uma breve e completa história em
prosa que pretende produzir um efeito singular (único) planejado pelo autor. As
características gerais são: poucas personagens bem descritas, poucos incidentes
bem delineados e um breve motivo.
Há uma impressão única dada por todo
evento, todos os elementos (personagens, ação, cenário) possuir, apenas um
lugar, um tempo, uma emoção, um conflito. A introdução estabelece o tom
emocional e apresenta o conflito; a emoção, que normalmente em ficção
apareceria depois, começa quase imediatamente; o “turning point” (momento em
que o curso de eventos é alterado) e o clímax estão quase juntos e, raramente,
há lugar para ação descendente. Deve haver economia de linguagem; os diálogos
são penetrantes e convincentes, podendo ser: direto, indireto interior
(monólogo interior); a narração e a descrição em reduzida quantidade, a
dissertação, via de regra, é ausente. O único efeito singular deve ter um traço
característico intensificado, reação de acordo com a situação e um elemento
dominante (personagem, incidente, cenário, atmosfera...)
Em suma, o conto é uma narrativa em prosa
marcada por brevidade, conclusão e possui técnica específica (abertura clara –
esclarecedora e curta), contendo um ininterrupto fluxo de ação e uma conclusão
lógica
O conto longo e o conto curto - Diferenças
(segundo Benhamim Heydrick em “Tipos de
literatura”)
Conto longo
1. Interessado em um aspecto geral: é
plano, linear, longo.
2. Interessado no mundo externo: a
história em si mesma.
3. Nenhum aspeto permanece acima de um
outro.
4. Não apresenta interferência de reação
psicológica.
Conto curto
1. Interessado em um aspecto definido.
2. Interessado no mundo interior, na
reação das personagens.
3. Acentua mais o clima, dirige-se
para o efeito singular (único).
4. Apóia-se num conflito psicológico.
Após a leitura atenta desse conteúdo você
retomou ideias básicas e importantes. Agora é o momento de exercitar e
realmente favorecer sua aprendizagem! Primeiro pesquise cada um dos gêneros
textuais apresentados, em seguida escolha um deles para realizar uma boa
produção textual.
Tema da Produção: Combate à depressão.
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2) Revendo
nossos estudos gramaticais vamos fazer alguns exercícios
1 ) Em ‘’ Estudam , porém não trabalham ‘’. A
oração destacada é:
( )
Subordinada adverbial consecutiva
( ) Coordenada
sindética adversativa
( ) Coordenada
sindética conclusiva
( )
Subordinativa substantiva predicativa
2 ) Classifique as orações coordenadas segundo o
código expresso :
( ) Não
compareceu , porque não estava bem.
( )
Preparou-se muito bem para a avaliação , logo obterá um ótimo resultado
.
( ) Márcia é
alegre e bastante extrovertida .
( ) Ora estuda , ora trabalha na empresa
comandada pela própria família.
( 1 ) Oração coordenada sindética adversativa
( 2 ) Oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) Oração coordenada sindética explicativa
( 4 ) Oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) Oração coordenada sindética conclusiva.
3 ) Levando em conta os conhecimentos de que dispõe
acerca das orações coordenadas , sublinhe a conjunção e classifique as orações
que seguem :
A) Às vezes censuramos os defeitos das outras pessoas,
mas nos esquecemos dos nossos.
B ) Não pude comparecer à aula , porque hoje não me
senti muito bem.
C ) Não compareci à festa de aniversário , no entanto
pedi que entregassem o presente .
D ) Admito bastante meu melhor amigo, pois ele é muito
generoso com as pessoas .
E ) Ora viajava com a família , ora viajava a trabalho.
4 ) ‘’ Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião ‘’.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção
‘’e ‘’ , que , nesse caso , além de
indicar ideia de adição, também indica ideia de:
( A ) Condição
( B ) Oposição ( C ) Consequência
( D ) Adversidade ( E ) Comparação
5 ) No período : ‘’ Da própria garganta saiu um grito
de admiração que Cirino acompanhou , embora
com menos entusiasmo ‘’ . A palavra destacada expressa uma ideia de :
(A) Explicação (B) Concessão ( C ) Comparação
(D) Modo (
E ) Consequência
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3 )
Leitura e registro – atualidade
Considere:
REFLEXÃO tem várias significações,
no entanto, cita-se, apenas uma, utilizando o Novo Dicionário Aurélio: “Volta
da consciência, do espírito, sobre si mesmo, para examinar seu próprio conteúdo
por meio do entendimento, da razão”. Isso mostra quão importante é a observação
imparcial dos acontecimentos, a fim de poder analisá-los e emitir uma opinião,
haja vista que tudo que é apreendido deve ser compreendido na essência, não
apenas na superfície, entrevendo todos os ângulos de abordagem para não ficar
aquém do fato em sua primordialidade.
Pesquise
e leia uma NOTÍCIA atual, em seguida realize uma reflexão coerente e bem
estruturada. Seja breve e objetivo!
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